Brasil
23 de fevereiro de 2022 Imigrantes e refugiados podem ter aulas de português de graça no DF
Domínio da língua é pré-requisito para a tramitação do processo de naturalização. Inscrições vão até 28 de fevereiro, na Universidade Católica de Brasília; aulas têm início imediato.


Foto: Divulgação/UCB


A Universidade Católica de Brasília (UCB) abriu inscrições para o projeto de língua portuguesa para estrangeiros, firmado com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). O curso é gratuito e oferece, no âmbito da extensão, aulas no Campus Taguatinga para imigrantes e refugiados de diversos países.


O domínio da língua portuguesa é um dos critérios exigidos pela Polícia Federal (PF) para a tramitação do processo de naturalização. As aulas se iniciam logo após as inscrições, de acordo com as vagas disponíveis para cada atendimento.


Os interessados em participar devem procurar o Projeto SER+ a cada início de semestre letivo, no Bloco M, sala 207, no Campus de Taguatinga da UCB para realizar a inscrição, até o dia 28 de fevereiro. Os atendimentos ocorrem sob demanda, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite.


Os candidatos a uma vaga no projeto precisam, na hora da inscrição, levar foto 3×4 e passaporte, sendo desejável também comprovante de residência, RG ou CPF. O material didático é fornecido gratuitamente pela Universidade, assim como a utilização da estrutura da instituição.


As aulas são ministradas por universitários voluntários das graduações da UCB, bem como por externos que tenham disponibilidade de, pelo menos, 4 horas de dedicação semanal. Para realizar os atendimentos, os estudantes passam por um processo de capacitação e de acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto. Desde 2014, o projeto disponibiliza aulas para mais de 600 imigrantes e refugiados.


“Este é um projeto que oferece aos estudantes universitários a oportunidade de contribuir de forma solidária com a promoção da cidadania dos migrantes e refugiados usando o ensino do Português como acolhimento. Os estudantes, por sua vez, aprendem com os imigrantes e refugiados a partir das suas histórias de vida e da cultura dos países de origem”, explica o professor José Ivaldo, coordenador do projeto.


Serviço


Local: Universidade Católica de Brasília – Campus Taguatinga

Inscrições de migrantes e refugiados: até 28 de fevereiro

Início das aulas: Imediato

Mais informações pelo telefone: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail: projetosermais@ucb.br


Imprensa Scalabriniana com Mais Brasília



ver mais notícias


Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.