Brasil
5 de julho de 2021 Projeto social faz produção audiovisual para o YouTube sobre migração interna e educação
A peça “Quantos Quilômetros Mede um Sonho” narra a história de Cida, que percorre o Brasil em direção a São Paulo, enquanto enfrenta situações típicas da migração.



Focada no apoio educacional e cultural de crianças e jovens da região do entorno do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a ONG LAR da Bênção Divina envolveu parte do público atendido em uma peça infanto-juvenil que fala de migração interna e da importância da educação para que as pessoas conquistem seus sonhos.

 

Das cerca de 400 pessoas contempladas pelo projeto, 65 integram a produção “Quantos Quilômetros Mede um Sonho”. O nome faz uma alusão ao longo caminho percorrido por pessoas que deixam a terra natal em busca de melhores condições de vida – ou mesmo a realização de um sonho – em um local distante. A produção se encontra disponível gratuitamente no YouTube.


 

A obra narra a trajetória da personagem Cida, nascida na cidade de Exu, no sertão de Pernambuco. Inspirada por uma professora chamada Celeste, sonha também em lecionar e em conhecer sua terra natal, São Paulo. Com as dificuldades sociais e econômicas em Exu, Cida decide ainda menina que vai migrar para a capital paulista quando ficar mais velha para atingir seu objetivo.

 

Com uma bicicleta, Cida percorre o Brasil em direção a São Paulo e no caminho e vivencia situações diversas, típicas da migração (entre gratas surpresas e dificuldades), em uma linguagem adaptada para o público infanto-juvenil. Ao mesmo tempo, também permite ao espectador fazer uma viagem pelo Brasil e sua diversidade cultural e social.

 

A trilha sonora utiliza tanto ritmos regionais quanto músicas do mundo pop, que vão se sucedendo à medida que se desdobra a jornada da protagonista – de Luís Gonzaga a Titãs e Pharrell Williams. As músicas são tocadas pela orquestra sinfônica da próprio ONG, revezando espaço na produção com a jornada de Cida.

 

Na abertura do vídeo, a presidente do LAR, Fernanda Lancellotti, fez um paralelo entre a trajetória de Cida e a realização deste projeto. “Essa força interior que nos move todos os dias e nos faz acreditar nos nossos sonhos realmente nos levou a, em meio à pandemia, conseguir apresentar um espetáculo tão incrível como este”, ressalta.

 

Sobre o projeto

 

Fundado em 1956, o LAR presta serviços de apoio às comunidades do entorno do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, entre elas a Coreia, Vila Inglesa, Buraco Quente e Vila Santa Catarina. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de artes, criatividade, esportes e disciplinas tradicionais, como português e matemática, com o objetivo de capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Preocupada com o atraso em repasses públicos e para garantir a continuidade dos projetos tocados pela ONG, foi lançada uma campanha de crowdfunding que fica em vigor até o próximo dia 21 de julho. Nela, os interessados podem contribuir com qualquer valor. As transações podem ser realizadas por meio de Pix ou transferência bancária e quem colaborar será recompensado com lembranças produzidas pelos jovens atendidos pela instituição.

 



ver mais notícias


Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.