África
5 de março de 2021 Jornalistas aprendem sobre saúde sexual
Vinte jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social, radicados na província do Huambo, foram capacitados, recentemente, em matérias ligadas ao planeamento familiar, saúde sexual reproductiva, aconselhamento, testagem voluntária e prevenção do VIH/Sida.

 

POR TATIANA MARTA

DE HUAMBO - ANGOLA


Promovido pela  Direcção Provincial da Saúde, em parceria com a Rede Mulher de Angola, o seminário serviu para aumentar o desempenho dos profissionais de comunicação social, por serem "activistas importantes na transmissão de conhecimentos à população”.

Os padrões de prevenção para um parto seguro e reduzir o grau de vulnerabilidade de contágio de qualquer doença infecciosa, de mãe para o bebé, e o papel da parteira, que faz parte da estratégia nacional do desenvolvimento estatístico 2015/ 2025, foram outros temas abordados.
O chefe de Departamento Provincial para Saúde Pública, Celestino Máquina, disse que se com o evento junto dos jornalistas, aumentar o número de mulheres à procura dos serviços nas unidades sanitárias, com vista melhorar a qualidade de saúde delas.

No entender do responsável, os jornalista foram capacitados para elucidar a população sobre planeamento familiar, emitir opinião e incentivar as pessoas a procurarem as instituições hospitalares.
O coordenador provincial da Rede de Mulher Angola, Aristides Casaco, sublinhou que o envolvimento dos profissionais de comunicação social nas acções de sensibilização sobre o planeamento familiar, é de extrema importância, tendo em conta a responsabilidade na transmissão dos factos noticiosos.
No Huambo, assegurou, várias palestras foram realizadas, em 20 unidades sanitárias, espalhadas nos 11 municípios da província.

Os jornalistas Valentino Yaquenha, da Angop,  e Felismina das Dores, da Rádio Nacional de Angola, participantes ao seminário, destacaram a relevância dos conhecimentos adquiridos e prometeram, através do exercício noticioso, levar a informação com maior confiabilidade ao público.



ver mais notícias

Imagens da Semana On Monday, January 25, 373 migrants on board the Ocean Viking were disembarked in the port of Augusta in Sicily. The migrants had been rescued from three different small boats in the space of 48 hours.

Mais imagens
Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.