Brasil
23 de fevereiro de 2021 Prorrogada a proteção aos migrantes no Aeroporto de Guarulhos
Acordo foi assinado com atuação conjunta e articulada entre as instituições parceiras

 

O prazo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado com órgãos parceiros, que garante assistência aos migrantes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, tendo em vista o grande fluxo de pessoas no local, foi prorrogado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), nessa sexta-feira (19).

O objetivo é promover soluções humanitárias e solidárias para migrantes nesse ambiente, incluindo vítimas de tráfico de pessoas e solicitantes de refúgio, com atuação conjunta e articulada entre as instituições parceiras. Desde 2019, 1.491 migrantes foram atendidos nos postos avançados de atendimento humanizado. Desses, 1.196 são homens e 295 mulheres.

O Aeroporto de Guarulhos, principal ponto de desembarque internacional aéreo brasileiro, é onde são recebidos pedidos de reconhecimento da condição de refugiado, de diversas e numerosas nacionalidades, com possibilidade de assistência pelo Posto Humanizado do Município de Guarulhos. Esses trabalhos, realizados pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus/MJSP), em parceria com as instituições que assinam o ACT e grupos da sociedade civil, contribuem para ações de enfrentamento aos crimes de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes. Somente em 2019, foram 932 atendimentos, sendo identificados 35 possíveis casos de tráfico de pessoas.

Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável por programas de capacitação, organização de cursos, oficinas, workshops e seminários aos migrantes e, também, aos órgãos e empresas que desenvolvem atividades a este público, no Aeroporto de Guarulhos, como explica Federico Martinez, Representante Adjunto do ACNUR.

Também é de competência do MJSP e ACNUR a formação dos profissionais da Secretaria de Assistência Social do município de Guarulhos e das empresas aéreas para uma atuação conjunta de respeito aos direitos humanos, além de reuniões e atividades em grupo, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de metodologias, fluxos e encaminhamento em casos concretos.

 

Imprensa Scalabriniana com Gov.br?



ver mais notícias

Imagens da Semana On Monday, January 25, 373 migrants on board the Ocean Viking were disembarked in the port of Augusta in Sicily. The migrants had been rescued from three different small boats in the space of 48 hours.

Mais imagens
Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.