África
8 de fevereiro de 2021 Mais de 1.200 moçambicanos são deportados numa semana
A África do Sul e eSwatini (ex-Suazilândia) deportaram 1.226 moçambicanos entre 16 e 22 de Janeiro, a maior parte por tentar furado o fecho de fronteiras imposto pela Covid-19, anunciou o Serviço Nacional de Migração (Senami).

  

A África do Sul deportou 1.210 moçambicanos e eSwatíni 16, quando, no mesmo período de 2020, "apenas um cidadão moçambicano tinha sido deportado pelas autoridades sul-africanas”, explicou e o Senami, em comunicado. Segundo o documento, a imigração clandestina foi a maior causa de deportação, tendo sido registados 936 casos, e os restantes 290 foram por permanência ilegal.

O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou, na quarta-feira, a suspensão de 63 agentes da corporação, acusados de envolvimento na facilitação de entrada ilegal em Namaacha, posto que faz fronteira com a África do Sul.
"Há indícios de os colegas se terem envolvido em esquemas de facilitação de travessias ilegais e isso levou-nos à suspensão de todo o efectivo da companhia de Macuácua (zona por onde se faziam as travessias)”, estando também a ser processados disciplinarmente, disse, na altura, Bernardino Rafael.

O Senami anunciou ainda que, na mesma semana, mais de 16 mil viajantes atravessaram as fronteiras moçambicanas, contra 95.321 de igual período do ano anterior, o que representa uma redução de 83%. As autoridades sul-a­fricanas decidiram encerrar parcialmente as fronteiras com os países vizinhos, de 12 de Janeiro a 15 de Fevereiro, devido ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 na África Austral.

 

Imprensa Scalabriniana com Jornal de Angola



ver mais notícias

Imagens da Semana On Monday, January 25, 373 migrants on board the Ocean Viking were disembarked in the port of Augusta in Sicily. The migrants had been rescued from three different small boats in the space of 48 hours.

Mais imagens
Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.