Igreja
8 de fevereiro de 2021 Dia Mundial de Oração contra o Tráfico de Pessoas
No mês de fevereiro a intenção de oração do Papa Francisco é sobre as mulheres vítimas da violência, para que sejam protegidas pela sociedade e seus sofrimentos sejam considerados e escutados.

 

 Santa Josefina Bakhita - missionária canossiana

 

“Amanhã, memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, uma religiosa sudanesa que viveu a humilhação e o sofrimento da escravidão, é a celebração do Dia de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas”. (Francisco, no Ângelus deste domingo,7)

 

Com estas palavras, no final do Angelus, o Papa antecipou o compromisso de amanhã, segunda-feira, VII Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que se celebra em 8 de fevereiro, precisamente, a memória litúrgica de Santa Bakhita, escrava vendida e explorada desde os 9 anos de idade, em uma pequena aldeia em Darfur, no século XIX, e depois se tornou Canossiana, Santa e símbolo do compromisso da Igreja contra a escravidão.

 

A sétima edição, devido à pandemia, acontecerá inteiramente on-line, em uma verdadeira maratona coordenada por Talitha Kum - A Rede da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas da União Internacional de Superiores Gerais (UISG) - das 10h às 17h, em transmissão ao vivo no canal do YouTube do Dia Mundial (www.youtube.com/c/preghieracontrotratta), com traduções em cinco idiomas.

 

O Papa também participará com uma mensagem em vídeo que levará sua voz para as diferentes áreas do planeta, para chamar a atenção do público para uma das principais causas do tráfico de pessoas, o modelo econômico dominante, cujas limitações e contradições são exacerbadas pela pandemia de Covid-19. O tema desta edição é: "Economia sem tráfico de pessoas".

 

Francisco lembrou isso no final do Angelus, expressando a esperança de que, com a ajuda de Santa Bakhita, homens e mulheres não sejam considerados mercadorias. "Este ano o objetivo é trabalhar por uma economia que não favoreça, mesmo indiretamente, esse tráfico ignóbil, ou seja, uma economia que nunca faz do homem e da mulher uma mercadoria, um objeto, mas sempre o fim. O serviço ao homem, à mulher, mas não usá-los como mercadoria. Peçamos a Santa Josefina Bakhita que nos ajude nisto."

 

Vaticanews



ver mais notícias

Imagens da Semana On Monday, January 25, 373 migrants on board the Ocean Viking were disembarked in the port of Augusta in Sicily. The migrants had been rescued from three different small boats in the space of 48 hours.

Mais imagens
Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.