Brasil
1 de abril de 2021 Revista Exodus: Edição especial traz conteúdos da Campanha “Em fuga”
A 3ª edição da Exodus - Mobilidade Humana, em Edição especial

 

POR ROSINHA MARTINS

IMPRENSA SCALABRINIANA

DA REDAÇÃO – SÃO PAULO

 

A Edição especial da Exodus - Mobilidade Humana (3ª ed.), apresenta uma série de artigos e reflexões que pautaram os debates realizados durante a Campanha “Em fuga” em setembro de 2020. A iniciativa destacou a situação dos deslocados internos que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), de junho do mesmo ano somam 45,7 milhões em todo o mundo. No Brasil, segundo o Observatório da Agência Migrações/ Instituto Igarapé, 7,7 milhões de brasileiros foram deslocados forçadamente por obras de desenvolvimento, violência, violação dos Direitos Humanos, crimes ambientais e desastres naturais.

 

Realizada na esteira da proposta do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado com lema “Como Jesus Cristo, obrigados a fugir”, a Campanha teve como objetivo sensibilizar o olhar, para melhor enxergar e aproximar das pessoas em situação de deslocamento interno no Brasil e no mundo. Da aproximação surge a acolhida, a proteção, a promoção e a alegria de contemplar a integração do outro na Casa Comum. Ato político, agir evangélico, portanto, um movimento redentor e salvador da alteridade.

 

Atendendo ao pedido de várias pessoas que acompanharam a Campanha, a revista Exodus reúne artigos inéditos que poderão servir como temas de estudos e aprofundamento em Rodas de Conversa, casas de formação, universidades e grupos afins. Entre as matérias encontram-se “Migrantes: os condenados da terra”, por Alfredo Gonçalves; “Pensar o migrante outramente - da biopolítica inumana à ética da hospitalidade de outrem de autoria”, do Dr. Prof. Nilo Ribeiro; “A resistência de nossa arte: o desafio de estar presente”, pelo ator e diretor de teatro, Epaminondas Reis e o dramaturgo, Francisco Falabella Rocha; “Come Gesù Cristo, costretti a fuggire: la campagna comunicativa sulli sfolatti interni”, de Lidia Magni, da Seção Migrantes e Refugiados do Vaticano; além de depoimentos de artistas como, Ana Cecília Costa, Mouhamed Harfouch e dois artigos superinteressantes de Gabriel e Bruna, alunos da Rede de Educação Scalabriniana, entre outros.

 

O nosso desejo é que este conteúdo continue gerando ações concretas para favoreçer a aproximação e a integração dos migrantes e refugiados. Afinal de contas, somos “todos irmãos e irmãs” nesta Casa Comum, como insiste o Papa Francisco. Um agradecimento todo especial a cada um e cada uma que se esforçou para que a Campanha “Em Fuga” e esta Edição acontecesse.

 

Acesse a Revista em PDF

 

 



ver mais notícias

Imagens da Semana On Monday, January 25, 373 migrants on board the Ocean Viking were disembarked in the port of Augusta in Sicily. The migrants had been rescued from three different small boats in the space of 48 hours.

Mais imagens
Receba nossa newsletter Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
OpsSeu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃOO formato do e-mail está incorreto.
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.