Home
Home
Institucional
Quem somos
Missão
Notícias
Brasil
Região Hispânica
África
Igreja
Mundo
Artigos
Juventudes e Vocações
Transparência
Documentos
Mídias
Vídeos
Fotos
Imagens da semana
Revistas
Boletins
SCALAcast
CEMCREI
Contato
Home
Institucional
Quem somos
Missão
Notícias
Brasil
Região Hispânica
África
Igreja
Mundo
Artigos
Juventudes e Vocações
Transparência
Documentos
Mídias
Vídeos
Fotos
Imagens da semana
Revistas
Boletins
SCALAcast
CEMCREI
Contato
Nossa história
O carisma pessoal do fundador, João Batista Scalabrini, brotou de uma experiência no Espírito quando, à luz da fé, contempla o drama humano causado pela emigração de seus conacionais. Pela sua sensibilidade humana e missionária, diante da forte e dolorosa emigração, da visão de centenas de pessoas na estação de Milão, que deviam abandonar a pátria para buscar melhores condições de vida, Scalabrini comove-se, sente-se impulsionado a buscar respostas para aliviar este sofrimento. Assume a causa do migrante e empenha-se no âmbito do estudo, da análise da realidade, da sensibilização das autoridades eclesiásticas, civis, opinião pública e outras iniciativas. Esta sua capacidade de ver, de sentir, de partilhar o sofrimento com o irmão migrante o abriu à ação do Espírito do Senhor, que o preparava a uma missão especial na Igreja: a de ir ao encontro de uma necessidade sócio-pastoral, sobretudo o empenho em manter viva a fé dos migrantes.
A origem de nossa Congregação emerge da ação pastoral específica que Scalabrini empreendeu em favor dos migrantes, comprometendo-se pessoalmente e reunindo colaboradores e continuadores de sua obra. O seu carisma pessoal o partilhou com os seus discípulos e o prolongou através da fundação da congregação dos missionários de São Carlos (1887) e da associação de patronato São Rafael (1889). Nesta ação sócio-pastoral realizada em favor dos migrantes, constatou que a missão por ele iniciada devia ser complementada com a participação pastoral de uma congregação feminina.
Após várias tentativas para sanar esta exigência pastoral, Scalabrini fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas. A fundação aconteceu a 25 de outubro de 1895, com a admissão aos votos religiosos, entrega do crucifixo e envio das primeiras quatro missionárias: Carolina Marchetti, Assunta Marchetti, Angela Larini e Maria Franceschini, preparadas, reunidas e apresentadas a Scalabrini pelo servo de Deus, padre José Marchetti, missionário scalabriniano, cofundador da Congregação, o qual muito contribuiu para sustentar o espírito de generosidade missionária scalabriniana dos primeiros membros da nova congregação feminina. O orfanato Cristóvão Colombo - Ipiranga, em São Paulo - Brasil, sediou a primeira comunidade de irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas e os órfãos ali acolhidos foram os primeiros destinatários de sua missão.
O início da Congregação foi acompanhado de sucessivas dificuldades, mas foi um período rico de frutos de santidade e de afirmação da identidade congregacional. Graças à fidelidade carismática da cofundadora, madre Assunta Marchetti, irmã do padre José Marchetti, a identidade da Congregação afirmou-se na Igreja. O decreto de Pio XI, de 13 de janeiro de 1934, aprovando ad experimentum, por sete anos, as novas constituições, legitimou a Congregação como Instituto Religioso de Direito Pontifício. Após o Concílio Vaticano II, as constituições foram renovadas, entraram em vigor ad experimentum no Natal de 1971 e aprovadas no dia de Scalabrini, 1º de junho de 1985.
Seguiu-se uma época de florescimento de vocações e expansão da Congregação. Em 1936 ela atingiu o local de partida das quatro pioneiras, estabelecendo-se em Piacenza, Itália. Em 1941 outras quatro missionárias provenientes do Brasil iniciaram a missão nos Estados Unidos. A sede geral esteve no Brasil até 1960, ano em que foi transferida do Brasil para a Itália, primeiro em Acilia, periferia de Roma e desde 1982 em Roma-centro, onde atualmente se encontra.
A reinterpretação do carisma feita por ocasião do capítulo especial, 1969-1971, sobretudo a opção pelo serviço pastoral junto aos migrantes de todas as nacionalidades, favoreceu maior internacionalização da Congregação das irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas.
Fiel à missão que a Igreja lhe confiou, a Congregação tem como finalidade própria o serviço evangélico-missionário aos migrantes, de preferência os pobres e necessitados. O espírito que anima a Congregação é aquele da comunhão universal porque deseja visibilizar a vocação dos membros de reconhecer e amar Cristo na pessoa do migrante.
A Congregação desenvolve a sua missão através da pastoral dos migrantes, nas suas diferentes formas. O campo de atuação é vasto: escolas, hospitais, orfanatos, presídios, centros de menores, asilos de anciãos, casas de formação, paróquias, dioceses, conferências episcopais, organismos internacionais, organizações civis, centros de promoção, de escuta e de acolhida de migrantes e refugiados, centros de estudo e de documentação.
Mais lidas
Campanha ‘Em fuga’ chama atenção para pessoas em deslocamento interno
Papa Francisco envia carta a jornalista e missionária scalabriniana
“É dever de quem se coloca em defesa da vida posicionar-se", diz Carta dos Bispos ao Povo de Deus
Campanha “Em fuga” exorta a um olhar sensível para deslocados internos
ver mais notícias
Imagens da Semana
Indígenas da etnia Embera, deslocados pela violência dos grupos armados, estão acampados desde setembro em parque do centro de Bogotá.
Mais imagens
Brasil
Conseguir emprego é a maior dificuldade de refugiados no Brasil, diz pesquisa
+
Região Hispânica
Ataque militar ruso a Ucrania. El mundo contiene la respiración
+
África
Moçambique: Reconstrução avança em Cabo Delgado
+
Igreja
O Papa em Malta: dois dias de orações, encontros e abraço com os migrantes
+
Receba nossa newsletter
Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail
Digite seu e-mail
Seu E-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops
Seu E-mail já está cadastrado em nosso newsletter!
ATENÇÃO
O campo "E-mail" está em branco.
ATENÇÃO
O formato do e-mail está incorreto.
Revista
Exodus 3a Edição
Conteúdos que foram a base dos debates realizados durante a Campanha “Em fuga” de setembro de 2020
veja mais
Boletim
Informativo PMMM
Informativo elaborado em tempo da pandemia traz uma panorâmica do trabalho junto aos migrantes e refugiados.
outras edições
Home
Institucional
Quem somos
Missão
Notícias
Brasil
Região Hispânica
África
Igreja
Mundo
Artigos
Juventudes e Vocações
Transparência
Documentos
Mídias
Vídeos
Fotos
Imagens da semana
Revistas
Boletins
SCALAcast
CEMCREI
Contato
© Missionárias Scalabrinianas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo de Missionárias Scalabrinianas. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved.